Infância de meu pai - parte 1


                   Minha avó Nayr faleceu na casa de seus pais de uma doença grave e rápida. Como meu avô se viu de uma hora para outra viúvo e com cinco filhos, decidiu deixá-los com os sogros, Dona Natalina Horn de Carvalho (mais conhecida como Macadê) e Horácio de Carvalho. Deve ter sido uma decisão muito difícil e sofrida. As irmãs de Nayr nunca aceitaram muito bem a figura do meu avô Bernardino. Criada com todo o cuidado, Nayr era  cercada de uma família acostumada as coisas boas da vida, a música era algo comum na casa dos Carvalho. Como se tratava de uma casa de mulheres, o piano era tocado por todas e fazia parte da educação das moças daquela época. Era comum o piano ser tocado a quatro mãos, ou seja, em dupla, bem como o violino. O violino da família foi comprado pelo regente HélioTeixeira da Rosa, da tia Carmen. Minha vó Nayr era companheira de piano de tia Carmen. Tenho ainda algumas partituras que pertenceram a tia Carmen e que com certeza passou pelas mãos de minha avó. A música, e especialmente o piano, é algo que sempre esteve presente na família dos Carvalho e dos Horn, herança que felizmente herdei e que minha filha também cultiva.
Inicialmente, meu pai foi encaminhado para viver com a sua avó paterna (Marcolina de Souza) em São Joaquim – SC. Tia Elza, Tia Nenen e tio Eduardo ficaram na casa da Macadê e de Horácio. Já tia Rutinha que tinha apenas um ano de idade, foi morar com Amadeo Horn, irmão de Macadê.
Natalina Horn de Carvalho (vó de Solon)



Horácio de Carvalho - avô de Solon Carvalho de Souza, casado com Natalina Horn.



No segundo plano - da esquerda para direita, primeira pessoa (sem identificação), Natalina Horn de Carvalho (provavelmente segurando tia Rutinha), Horácio de Carvalho. No primeiro plano, o menino de boné é meu pai Solon Carvalho de Souza. Quem puder ajudar a identificar as demais crianças é só enviar mensagem.
Foto tirada nas bodas de ouro de meus pais. Na frente, Solon e Nilda. Em pé, da esquerda para direita,  Carmen Carvalho (tia de meu pai), tio Eduardo (Dado - irmão de Solon) e tia Rutinha (irmã de Solon)
Aniversário de 80 anos de Solon junto com tia Carmen. Sentado tio Leleto.

                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMÍLIA HORN

Família Lentz

Família Domingues